DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

20 de agosto, de 2023 | 18:00

Fabricianense envolvido nos atos de vandalismo em Brasília continua preso

Agência Brasil/Arquivo
Mais de 1.400 pessoas foram presas logo após os ataques de vandalismoMais de 1.400 pessoas foram presas logo após os ataques de vandalismo

Integrantes da cúpula da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal foram alvo da Operação Incúria, que a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) deflagraram, na manhã de sexta-feira (18). A justificativa é aprofundar as investigações sobre a conduta de autoridades públicas distritais no contexto do ataque aos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), em 8 de janeiro deste ano.

Desde os atos de vandalismo em Brasília, investigações têm sido realizadas para punir os participantes e descobrir demais envolvidos. Conforme divulgado à época, mais de 1.400 pessoas foram presas logo após os ataques de vandalismo. No entanto, boa parte delas foram soltas, enquanto outras ainda continuam presas, como é o caso de Laudenir Vieira Rodrigues, ex-servidor público no município de Coronel Fabriciano. A informação foi confirmada ao Diário do Aço por um advogado que acompanha o caso.

Soltura

No dia 8 deste mês, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar mais 72 presos pelos atos golpistas. Um dia antes, 90 presos também tinham sido beneficiados pela soltura. Do total de detidos desde os atos de vandalismo e tentativa de golpe de Estado na Praça dos Três Poderes, 128 investigados ainda permanecem presos.

Fabricianense preso

Conforme divulgado pelo Diário do Aço, Laudenir Vieira Rodrigues foi preso no dia 14 de fevereiro, após a Polícia Federal deflagrar a sexta fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Ele foi encaminhado primeiro ao Ceresp de Ipatinga. Já no dia 27 de fevereiro, ele foi transferido para a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. Recentemente, foi encaminhado para o Presídio de Coronel Fabriciano.

Visitas e ala LGBTQIA+

Desde que foi preso, Laudenir tem recebido visitas de pessoas ligadas às administrações municipais e lideranças políticas do Vale do Aço. Ele está na ala LGBTQIA+ do Presídio de Coronel Fabriciano, inaugurada em junho deste ano, e que desde então tem sido marcada por princípios de motim e apreensões de objetos ilícitos encontrados dentro das celas.

Outros moradores da região

Além de Laudenir, o médico Ézio Guilherme da Silva, de Coronel Fabriciano e a Ana Paula N. Rodrigues, de Ipatinga, foram presos em flagrante após os atos antidemocráticos em Brasília. No entanto, no dia 27 de fevereiro, o médico teve sua prisão preventiva revogada. Já em relação a Ana Paula, conhecidos dela informaram ao jornal que ela foi liberada e se encontra em casa, cumprindo medida judicial.

Crimes

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pagador de Impostos

21 de agosto, 2023 | 12:28

“Por que essa seletividade? Os baderneiros do Horto, financiados por empresários locais nunca pagaram pelos transtornos e ameaças que fizeram. Estamos de olho.”

Saracura do Brejo

21 de agosto, 2023 | 11:35

“Pelo ato, ao ser solto receberá do bossal um rolex novinho...”

Ex Eleitor do Pt

21 de agosto, 2023 | 07:35

“Vendo petistas de Fabriciano atacar o Laudenir me remete aos tempos petistas em Cel Fabriciano,onde o Prefeito e a. perfeita que o "sucedeu" viviam dizendo que aqui não tinha área para Construção de Unidades Habitacionais e inclusive colocaram 300 pessoas no Aluguel Social e o Ex Chefe da Defesa Civil de Fabriciano derrubou muitas casas e deixou o povo na míngua,!
Explica aí Irnac Valadares ex chefe da Defesa Civil de Fabriciano ,o povo quer saber!”

Chaves

20 de agosto, 2023 | 17:50

“Pedem para o mentiroso, ladrão, corrupto do seu ex presidente tirar vcs agora, esquece, ele abandona todos nessa situação como feito no passado. Ademais, não se preocupem pois ele e sua mulher iram fazer umas visitas para vcs !”

Silva

20 de agosto, 2023 | 15:23

“não se preocupe daqui uns dias o ex presidente vai fazer companhia para ele .”

Marilene

20 de agosto, 2023 | 13:22

“Seria interessante não julgarmos por nossas preferências políticas.
Já sabemos que há vícios nos julgamentos sobre este caso.
Ex.: O que o prefeito tem com as decisões de um ministro?”

To de Olho

20 de agosto, 2023 | 13:22

“Irnac Valadares vc só invés de cobrar do Prefeito que é Médico e não Advogado,explica pra nós que já votamos em vc ,porque vc foi exonerado da Prefeitura de Cel Fabricisno ,quando estava emprestado na Delegacia de Polícia e seu ataques ao Prefeito,se deve a isso e usando o Laudenir que foi seu companheiro no PT?
Explica pra nós!”

Paulo Soares

20 de agosto, 2023 | 12:47

“Seguiram orientações de bandidos da política e se deram mal. Que fica a lição! Não defendam políticos, cobrem deles uma atuação correta que contribua para o desenvolvimento positivo do país e brasileiros.”

Irnac Valadares Silva

20 de agosto, 2023 | 12:16

“Que situação desagradável, até quando o prefeito mimado irá permitir que o seu apoiador e articulador político, ficará preso neste presídio?”

Bom

20 de agosto, 2023 | 12:12

“DEVERIA CUMPRIR CADEIA ATÉ ACABAR O MANDATO DO LULINHA.
E AINDA É POUCO, BEM FEITO, VAI DEFENDER BANDIDO MAIS....”

Eu Mesmo!

20 de agosto, 2023 | 11:50

“Não tenho dó. Plantou espinhos, está colhendo cactos e abrolhos.”

Paulo

20 de agosto, 2023 | 11:39

“Serve de alerta pra nós meros mortais, políticos merecem mal/mal nosso voto, idolatrar é burrice.”

Envie seu Comentário